22 setembro 2016

Documentário: Van Gogh Painted With Words BBC

Sempre gostei muito de arte, em uma fase da minha vida fui a biblioteca para ler sobre a vida dos grandes artistas praticamente todo o dia. Sinceramente? Não lembro de todas biografias que li, mas uma que com certeza levei viva na memória foi a de Van Gogh, lembro-me de ter me emocionado ao chegar ao final de sua trágica vida. Os anos passaram, adquiri novos gostos e entrei na fase que estou agora dos filmes, seriados e consequentemente atores, nessa fase dos atores me encantei com o Benedict Cumberbatch, estou assistindo somente filmes dele, espero cansar uma hora por sinal. Enquanto eu procurava um filme para assistir com Benedict, no fim da noite, me deparei com esse documentário produzido pela BBC do Van Gogh, corri para baixar, já que não há serviço de streaming que disponibilize.




O documentário narra a vida do Van Gogh através de suas próprias palavras, eu diria que é uma autobiografia interpretada, e ela mostra tudo o que o Van Gogh fez, desde a busca por um lugar na sociedade que perpetuou praticamente toda sua vida, até sua loucura que na minha opinião ele não aceita no começo, mas depois ele vê que ele nunca se livraria dela então o jeito era não conviver e sim tirar algo dela.



A atuação do Benedict literalmente traz o pintor para as telas atuais, a voz dele dando vida aos relatos, os olhares ora tão vivos, sonhadores, mas na maioria das vezes melancólicos tristes, que dão uma vontade de chorar (e porque não chorar?) porque tu sabe que aquilo não é um personagem e sim uma pessoa de verdade, que existiu, só está sendo interpretada por outra.

Para mim o melhor é os momentos em que ele dialoga com telespectador, dá até vontade de responder, é como se o Van Gogh estivesse na tua casa e tua estivesse batendo um papo com ele.

Ao acabar o filme, eu estava triste, senti que tinha tido um encontro, e com toda certeza sai com outra visão de mundo, principalmente da arte e das pessoas.






Onde assistir?


Nesse blog está o link para download em torrent e normal, eu baixei em torrent e foi super tranquilo. A legenda está nesse link também:

http://docsmvm.blogspot.com.br/2014/01/bbc-van-gogh-pintando-com-palavras.html

5 comentários:

  1. Oie! Quria muito ver, mas não consegui achar. Você me ajuda? Bj e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Keka, várias pessoas me comentaram isso eu vou, atualizar o post e colocar o local em que baixei, agora mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Ola Ioio, encontrei por acaso este Post e gostei muito. Sempre me encantei pela história de Van Gogh e não sabia da existência desse documentário.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. óh obrigada, que bom que gostou, sempre que eu assistir algo interessante irei postar aqui. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá!Procurando um filme do Bene para assistir , acabei encontrando seu blog , e de cara fiquei tremendamente feliz em saber que meu pintor favorito foi interpretado por um de meus atores favoritos , obrigada por proporcionar isso e parabéns !

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo, desde de que:
-Não seja ofensivo
-Respeite a opinião alheia
-Não seja preconceituoso

Comentários que não se enquadram nesse perfil, serão excluídos.